Pages

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

FICHA PÚBLICA BERTIOGA

MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE PELO VOTO DE QUALIDADE NAS ELEIÇÕES 2012


O Movimento Voto Consciente (MVC) Bertioga vem oferecer mais uma ferramenta de aproximação dos candidatos a Prefeito com os eleitores, através de uma série de questões que julga de interesse comum.
Entendemos que a mídia já explorou em detalhes suas opiniões sobre os mais diversos aspectos da administração do município que pretende adotar ao ser eleito. Mesmo assim, pretendemos com nossas perguntas explorar aspectos que eventualmente não formuladas, mas que julgamos importantes e que ainda podem interessar ao eleitor para completar seu conhecimento e ter maiores condições de alicerçar seu processo decisório.
Abaixo publicamos as respostas pela ordem que nos foram entegues pelos candidatos.

VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUENCIAS.

Coligação: Amor por Bertioga
Nome de urna: Caio Matheus
Número do candidato: 45

A.     Perfil

a.      O que motivou o senhor (a) a ser candidato?
Tudo o que eu mais amo está em Bertioga: minha família, meus amigos, meu trabalho. Quero trabalhar para a prosperidade de todos que moram aqui. Tenho certeza que vou ser o melhor prefeito que Bertioga já teve porque é o desafio da minha vida.

b.      Possui experiência em gestão quer particular, quer pública?
Sim, sou engenheiro civil, pós-graduado em Administração Pública, empresário do ramo da construção civil e vereador.

c.      Abrirá mão de sua profissão para se dedicar integralmente a prefeitura?
Sim, claro. Não há como administrar uma cidade como Bertioga, sem dedicação integral.

d.     Abdicará de quaisquer convites para assumir outra função no governo?
Sim. Minha preocupação é daqui alguns anos ser reconhecido como o prefeito que transformou a cidade e a vida das pessoas.

e.      Quais são os financiadores de sua campanha? E os valores?
Todas estão informações serão disponíveis na minha prestação de contas.

f.       Responde a algum processo na justiça?
Não.

B.     Habilidades

a.      Quais são suas maiores habilidades?
Sou reconhecido como um administrador competente e justo.

b.      Pratica algum esporte?
Caminhadas. Aproveito esses momentos para admirar as belezas da cidade e também para ver o quanto ainda precisa ser feito.

C.     Conceito de desenvolvimento do município


a.      Qual é seu entendimento sobre a vocação de Bertioga?
Não há como negar que Bertioga tem vocação turística. Costumo dizer que a cidade é um gigante adormecido em Turismo, que temos muito a fazer. Devemos investir no ecoturismo, turismo náutico, de pesca, turismo cultural, histórico e gastronômico entre outros. Mas, antes disso, Bertioga tem de ser bom pra quem mora aqui.

D.     Postura

a.      Em linhas gerais, como serão tratadas as políticas para moradia, infraestrutura urbana e geração de emprego e renda?
Bertioga tem muitos problemas no quesito habitação, dos 47 mil habitantes, 27 mil moram em áreas irregulares, sem condições mínimas de infraestrutura e higiene. Temos que começar criando os bairros, pois o que temos são apenas loteamentos, na sequência buscar mais ajuda do Governo do Estado para legalizar essas moradias e construir casas populares.

A infraestrutura urbana da cidade também é um problema e teremos muito a fazer, as obras serão constantes. Com certeza, com uma cidade melhor estruturada, os investidores começarão a surgir e a geração de emprego será uma consequência.

Além disso, vamos qualificar a mão-de-obra para atender as necessidades atuais. Vamos firmar parcerias para trazer ao município cursos técnico-profissionalizantes e muito mais.


b.      De que forma será realizado o resgate cultural das diferentes populações e a construção da identidade do município?
Somos um município relativamente novo, com apenas 21 anos. Nossa identidade cultural está em formação. Precisamos desenvolver ações e atividades voltadas ao autoconhecimento e despertar nas pessoas o orgulho de ser daqui. Isso, é claro, sem esquecer de valorizar a tradição indígena. Queremos construir o Centro de Tradições Indígenas.

Qual seu compromisso com as unidades de conservação?
Tenho grande preocupação, pois hoje temos um grande problema que é o aumento constante de áreas invadidas. É necessário uma força tarefa entre a Secretaria de Habitação e Planejamento, o DOA (Sec. de Meio Ambiente) e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado,  para que haja congelamento das áreas e possamos trabalhar em seguida na busca por programas habitacionais, trazendo moradia dignas para aqueles que se encontram nessas zonas irregulares que também são zonas de alto risco para a saúde de quem está lá.

Recentemente conseguimos firmar convênio, por meio do secretário de meio ambiente do estado Bruno Covas, para a Reserva Particular do Patrimônio Natural (Sesc Bertioga) e para a reserva Hércule Florence que permitiu a realização de estudos e pesquisas bem como a realização de visitas monitoradas, e mais subsídios para auxiliar na preservação das reservas.

A Polícia Ambiental também recebeu recursos para aquisição de viaturas. O nosso meio ambiente e o turismo andam juntos. Precisamos de ações que possam construir o presente sem comprometer o futuro.

c.      Dispõe a adotar transparência total na administração, fornecendo prontamente informações requeridas pelos cidadãos?
Sim, com certeza. Serei apenas o gestor e as informações ficarão abertas.

d.     Dispõe publicar em site e na imprensa local extratos de todas as licitações efetuadas pela administração e condições contratuais, bem como as empresas participantes?
Sim. Também serão informações totalmente abertas.

e.      Dispõe informar os cidadãos sobre alterações na alocação dos investimentos constantes do orçamento?
Sim, faremos uma gestão transparente. Hoje a minha vida pública já é um livro aberto. Não tenho porque mudar isso.

f.       O Senhor e sua família se dispõem a utilizar os serviços de saúde e educação oferecidos pelo município?
Inclusive já utilizamos, por isso, posso afirmar que conheço bem o que a população de Bertioga sente quando precisa de atendimento médico de emergência.
Quanto a educação. Vou trabalhar muito para que nossas escolas municipais sejam tão boas que as mães e pais não queiram colocar seus filhos na escola particular.

E.      Gestão

a.      Seu Plano de Governo entregue ao Tribunal Eleitoral, junto com a candidatura, terá que ser detalhado informando prioridades, prazos e recursos para viabilização logo após a posse. Em que prazo pretende informar a população? De que forma se dará?
O mais breve possível. O meu Plano de Governo foi elaborado com a participação popular. Tudo o que tem ali foi proposto pela comunidade durante audiências públicas. Não tenho o que esconder, já debatemos sobre a importância de cada item.

b.      Pensando na cidade inteira, quais são os 3 principais problemas de Bertioga que devem ser resolvidos imediatamente? Se envolverem recursos de onde virão?
Não temos apenas 3, temos pelo menos 5 principais problemas: infraestrutura básica, saúde, educação, geração de emprego e habitação.
Para Saúde e Educação o município possui dinheiro para fazer muita coisa, mas isso não significa que não iremos buscar recurso externo também. Para infraestrutura e habitação os governos estaduais e federais serão nossos principais parceiros. Já para geração de emprego, além de conseguir auxilio do SENAI, SESI, ETEC, FATEC entre outros, iremos fortalecer nosso comércio e criar condições para as empresas que queiram investir e gerar empregos em nosso município.

c.      Em que percentual vai reduzir as despesas da prefeitura para fazer frente às demandas do município?
A falta de investimento na cidade não está ligada diretamente as despesas da prefeitura. A questão é a má gestão por inteiro. A redução acontecerá pelo planejamento, racionalização e revisão das despesas e contratos.

d.     Dispõe promover a reestruturação administrativa na prefeitura para dar maior eficiência aos serviços?
Sim, esse é um dos itens do nosso Plano de Governo. Precisamos descentralizar os serviços e a administração. Precisamos reorganizar os departamentos e dar mais valor para a equipe técnica.

e.      Como conciliar sazonalidade com sustentabilidade dos negócios?
Para nós, nossa principal época acontece durante as férias de verão. Para movimentar a economia e despertar o interesse de turistas e moradores das cidades vizinhas em consumir em Bertioga, iremos criar festas temáticas, será o calendário anual de eventos. Mas, principalmente, iremos dotar a cidade das condições de infraestrutura e organização que incentivem o turismo.

f.       Como lidará com as perspectivas de desenvolvimento da:
1.      Construção civil?
O primeiro entrave para vinda de grandes construtores para Bertioga está na falta de infraestrutura básica. Nossa cidade é linda, nossa natureza maravilhosa. Mas quando o empresário chega aqui e descobre que irá construir um prédio de médio ou alto padrão e enfrentará problemas de tratamento de esgoto ou que os moradores terão de sair de casa e colocar seus veículos em ruas sem calçamento, logo desistem.
Um novo plano diretor também é fundamental para criarmos o modelo de cidade que queremos e permitir que investidores planejem seus investimentos com segurança.
Também desburocratizaremos os serviços da prefeitura, tratando os construtores de forma correta, facilitando a vida de quem quer investir aqui.

2.      Turismo sustentável – ecoturismo, turismo cultural, gastronômico e outros?
O turismo é a nossa principal fonte de geração de economia, iremos explorar bem isso de forma planejada, sem amadorismo. Queremos desenvolver um trabalho contínuo em todos os aspectos, seja ele náutico, de pesca, de negócios, lazer, cultural, educacional, histórico, esportivo ou ecológico.
Mas para isso temos que oferecer aos turistas uma cidade com infraestrutura, segurança e serviços adequados.

3.      Industrialização?
Não é característica do nosso município, mas é uma questão que precisa ser bem estudada, possuímos muitas áreas de preservação e temos de zelar por elas.
Se a indústria for não poluente e trouxer empregos e renda para Bertioga, será muito bem vinda.

g.      De que forma será tratada a mobilidade de moradores e turistas no tocante a:
1.      Calçadas e ciclovias: iluminação e segurança?
Primeiro o básico: precisamos alinhar os bairros colocando guias e sarjetas para que os moradores tenham o nível para construir suas calçadas;
Iluminação deve ser tratada de maneira mais séria pelo poder executivo e merece maiores investimentos pois diz respeito a segurança principalmente;
Uma cidade plana como Bertioga , o transporte cicloviário deve ser também levado a sério e receber investimentos a altura, começando por um traçado que contemple as avenidas principais que levam aos bairros.
Segurança: reforma administrativa seguida de abertura de concurso para aumento do efetivo da GCM e melhorias nas condições/ferramentas de trabalho dos mesmos. Maior envolvimento com o governo do estado afim de justificar a necessidade de aumento do efetivo da PM local assim como tratativas para inicio do convenio com o comando local da operação delegada. Junto a policia civil, também maior envolvimento junto ao governo do estado afim de construirmos 2º DP na região norte de Bertioga em Boracéia.

2.      Transporte público: custo, capilaridade e qualidade dos serviços?
O transporte público é uma vergonha em Bertioga. Temos poucas linhas, com pouca frequência e conforto. Em muitos lugares as pessoas tem que andar quilômetros para chegar a um ponto de ônibus e depois esperar horas. Isso vai acabar na nossa gestão. Precisamos investir em transporte integrado, em bilhete único, em linhas expressas e é claro investir na pavimentação das vias principais de acesso aos bairros para que os ônibus possam ter condições de entrar nos bairros aumentando assim a capilaridade do sistema de transporte publico da cidade.
Teremos transporte público adequado, confortável e a preços adequados em nossa gestão.

3.      De que forma será mantida a balneabilidade das praias?
Uma coisa realmente sempre puxa a outra. Voltamos sempre para a questão de infraestrutura básica. O saneamento básico e o fornecimento de água tratada é uma ação que interfere diretamente na qualidade da nossa balneabilidade. Este será um tema a ser discutido imediatamente com as autoridades governamentais do Estado onde temos excelentes relações e força política.

OBS: NÃO FOI POSSÍVEL EDITAR TODOS OS CANDIDATOS NA MESMA POSTAGEM, POR ISSO FIZEMOS A CONTINUAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS NAS 2 POSTAGENS ABAIXO.

4 comentários:

  1. Parabéns MVC-Bertióga !A luta pelo voto de qualidade é fundamental para DEMOCRACIA PARTICIPATIVA.
    Assim o Movimento Voto Consciente de Bertióga inova !Provando que tenacidade, seriedade e a vontade inabalável de servir á sua cidade e a Nação, superam dificuldades.O Questionário FICHA PÚBLICA da ao candidato a oportunidade de apresentar-se ao eleitor.Com informação aqui disponível gratuitamente ,o cidadão fará uma escolha RESPONSÁVEL e CONSCIENTE!Parabéns,parabéns ,parabéns...Celina Marrone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celina, agradecemos muito todo o apoio dado para que chegássemos a este momento. Bjs

      Excluir
  2. Parabéns!!! Sou voluntária do Voto Consciente Jundiaí e é muito legal conhecer a evolucao dos trabalhos dos nossos parceiros.
    Helena Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadu Helena, com certeza sempre nos inspiramos em vocês ai de Jundiaí...bjs

      Excluir