Pages

domingo, 29 de maio de 2011

SESSÃO DE 24/05/11

A sessão deste dia 24/05 foi marcada com uma expressiva presença de pessoas da comunidade que lotou o plenário, bem como todos os espaços externos da Câmara Municipal, que aguardavam ansiosos a decisão acerca da Prestação de Contas do exercício de 2008 do executivo municipal. A equipe do MVC compareceu em peso, mas mesmo chegando com antecedência de 15min., apenas eu consegui adentrar ao plenário, ficando em pé ao lado da porta.
O público presente estava dividido em pró e contra a aprovação das contas. O clima tenso, com maciça presença de PMs e Guardas Municipais.
Após a apresentação do expediente da mesa e dos trabalhos dos vereadores, passou-se a pauta que mais interessava aos presentes – A análise das contas de 2008.
Foi lida a defesa apresentada pelo ex-prefeito em seguida dois relatórios de comissões, sendo um elaborado pelo vereador Ney Lyra que seguiu a linha de defesa, desconstruindo alguns apontamentos feitos pelo TCESP e outro elaborado pelos vereadores Vando e Pastor Clayton que sinteticamente opinou pelo acatamento dos apontamentos do TCESP. Não foi lido o relatório do TCESP, talvez por conta do tempo, mas acredito que teria sido importante a sua leitura, até pelo fato do não detalhamento do parecer dos vereadores Vando e Pastor Clayton.
Colocada a matéria em votação aberta e nominal, resultou no seguinte resultado:
Pela aprovação das contas: vereadores Alemão, Ney e Taciano.
Pela rejeição das contas: vereadores Vando, Pastor Clayton, Caio Matheus, Renato, Toninho Rodrigues e Marcelo Vilares.
Totalizando 6 a 3 pela rejeição da prestação de contas de 2008.
Fez-se um silêncio ensurdecedor por alguns segundos, que foi quebrado pelo pedido de justificação de voto do vereador Caio Matheus que ocupou a tribuna e incendiou a sessão com uma fala contundente, elencou todos os motivos que o levaram a votar pela rejeição. Em seguida pediu a palavra o vereador Taciano, que muito emocionado defendeu a sua decisão pela aprovação baseando-se no relatório apresentado pelo vereador Ney Lyra. Após a sua fala pediu a palavra o vereador Alemão que solicitou as cópias das fitas da sessão para análise, pois acusou o vereador Caio Matheus de estrapolar na sua fala.
Instalado o clima de bate boca, decidi sair nesse momento do plenário. Poucos minutos depois, já lá fora, percebi que a sessão foi encerrada. 

Kátia Hidalgo Daia 
MVC Bertioga

Nenhum comentário:

Postar um comentário